SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue94Knowledge productionTeaching and emotional exhaustion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330On-line version ISSN 1678-4626

Abstract

LESSARD, Claude. A universidade e a formação profissional dos docentes: novos questionamentos. Educ. Soc. [online]. 2006, vol.27, n.94, pp.201-227. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302006000100010.

Este texto propõe uma análise da situação atual da formação profissional para o ensino e suas relações com a universidade a partir da potencialização de uma vontade de maior eficácia por parte do Estado. Ele identifica três desafios: 1) a colocação em tensão de abordagens plurais do desenvolvimento profissional dos docentes e da melhoria das escolas, 2) os modos de gerenciar a obrigação de resultados em formação, por parte dos professores, e, por trás desses dois primeiros pontos, 3) as relações com a "ciência" e a "pesquisa" no contexto do retorno em força da "ciência dura". Com relação a esses desafios, uma universidade tem mais autonomia que um Instituto de Educação (École normale) e pode, ao se reivindicar da "esquerda do parlamento da ciência" (Kant), afastar certos perigos. Se a universidade não conseguir colocar em tensão fecunda abordagens plurais da melhoria da prática e das escolas, ter uma resposta sofisticada à obrigação de resultados e nem desenvolver nos docentes uma relação crítica com a ciência, quem conseguirá?

Keywords : Formação profissional para o ensino; Universidade; Obrigação de resultados; Eficácia e relação crítica com a ciência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License