SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue94Teaching and emotional exhaustionLanguage and identity: deafness in question author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330On-line version ISSN 1678-4626

Abstract

MANTOVANI, Osmar; DIAS, Maria Helena Pereira  and  LIESENBERG, Hans. Conteúdos abertos e compartilhados: novas perspectivas para a educação. Educ. Soc. [online]. 2006, vol.27, n.94, pp.257-276. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302006000100012.

Mudanças em curso no cenário de produção e divulgação de conhecimentos bem como algumas questões importantes indutoras de tais mudanças são apontadas. A principal é o desbalanceamento, cada vez maior, entre os interesses da indústria cultural e os da sociedade, em favor da primeira, provocado, em anos recentes, por mudanças sucessivas no direito de propriedade intelectual por pressão da mesma indústria cultural que tem, hoje, o seu modelo de negócio ameaçado por práticas apoiadas por novas tecnologias de informação e comunicação e, especificamente, pela Internet. Tal desbalanceamento cerceia, em particular, a escola na escolha dos recursos mais apropriados para a educação de seus alunos. Um contramovimento promove "conteúdos abertos". Um ambiente que foi desenhado para apoiar a comunidade escolar na publicação e no compartilhamento de conteúdos para, dessa forma, ajudá-la a promover uma educação com parâmetros mais democráticos e adequados às transformações em curso é apresentado.

Keywords : Conteúdos digitais; Educação; Autoria; Direitos autorais; Indústria cultural; Internet.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License