SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue95Articulating race and class: effects on the construction of the afro-descendant identityConversations with... multicultural curriculum and instruction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330

Abstract

CAMARGO, Dulce Maria Pompêo de  and  ALBUQUERQUE, Judite Gonçalves de. O eu e o outro no médio indígena: alto Rio Negro (AM). Educ. Soc. [online]. 2006, vol.27, n.95, pp. 445-469. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302006000200007.

As reflexões apresentadas estão calcadas nas experiências vivenciadas por nós em projetos de formação de professores índios e nos dados coletados em uma pesquisa de campo, no alto Rio Negro, no que se refere: a) aos usos lingüísticos em sala de aula onde estudam alunos de dez a vinte etnias e línguas diferentes; b) ao projeto político-pedagógico das escolas; c) às dificuldades dos alunos em função de sua origem indígena. Para alcançar o objetivo proposto, apresentamos uma análise do 'sistema preventivo' de educação para jovens, proposto por D. Bosco, em meados do século XIX, e seguido, ainda hoje, pelos missionários salesianos que atuam na região. Tais reflexões podem subsidiar, de um lado, a apresentação de propostas que contribuam para a formulação de políticas de educação para o ensino médio indígena em todo o país e, de outro, contribuir para a construção de sistemas autônomos de educação, superando políticas integracionistas. Nossos principais interlocutores são autores ligados à perspectiva pós-colonial: Bhabha (2005), Hall (In: Sovik, 2003), Souza Santos (2000) e Shiva (2003).

Keywords : Práticas pedagógicas; Formação de professores índios; Pós-colonialismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese