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Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330

Abstract

RATTO, Ana Lúcia Silva. Disciplina, infantilização e resistência dos pais: a lógica disciplinar dos livros de ocorrência. Educ. Soc. [online]. 2006, vol.27, n.97, pp. 1259-1281. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302006000400009.

Este texto se debruça sobre as narrativas existentes em livros de ocorrência recentes de uma escola pública, a fim de enfocar especialmente as relações estabelecidas entre as autoridades escolares e os pais no campo disciplinar. Tais livros registram os comportamentos infantis considerados indisciplinados, objetivando com isso corrigi-los. A escola, ao acionar os responsáveis pelas crianças, não apenas cobra que eles garantam o tipo de controle exigido, mas também (e especialmente) os insere na lógica disciplinar dos livros de ocorrência. Ainda que as crianças sejam os principais alvos de disciplinamento, todos, em alguma medida, conforme cada tipo de situação ou de correlação de forças, estão inseridos em cenários de infantilização, em cenários de vigilância, exame e normalização, tornando-se permanentemente culpáveis e puníveis.

Keywords : Cotidiano escolar; Disciplina; Pais; Infantilização; Normalização; Michel Foucault.

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