SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número97Disciplina, infantilização e resistência dos pais: a lógica disciplinar dos livros de ocorrênciaPesquisar e formar: repensar o lugar e a função da prática de ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Educação & Sociedade

versão impressa ISSN 0101-7330

Resumo

DUARTE, Mônica de Almeida  e  MAZZOTTI, Tarso Bonilha. Representações sociais da música: aliadas ou limites do desenvolvimento das práticas pedagógicas em música?. Educ. Soc. [online]. 2006, vol.27, n.97, pp. 1283-1295. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302006000400010.

O presente trabalho tem como objetivo abordar os fenômenos perceptivos presentes nos processos de negociação de significados de música. Esses processos de negociação são mediados por processos simbólicos e representacionais, tal como apresenta Moscovici na teoria das representações sociais. Nesta perspectiva, afirmamos que as diversas práticas pedagógicas em música são produtos de representações sociais de música e podem aproximar ou mesmo afastar professores e alunos.

Palavras-chave : Representação social; Pedagogia da música; Percepção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português