SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número97Representações sociais da música: aliadas ou limites do desenvolvimento das práticas pedagógicas em música?A lingüística textual na formação do professor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educação & Sociedade

versão impressa ISSN 0101-7330versão On-line ISSN 1678-4626

Resumo

LENOIR, Yves. Pesquisar e formar: repensar o lugar e a função da prática de ensino. Educ. Soc. [online]. 2006, vol.27, n.97, pp.1299-1325. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302006000400011.

O presente artigo trata das relações entre pesquisa, prática e formação de professores. Após recapitular as críticas sofridas pela pesquisa em educação, o texto sublinha a especificidade da pesquisa científica, suas características, seus componentes estruturais e suas funções como processo de objetivação cognitiva. A distinção entre métodos e metodologia é abordada em seguida, colocando em evidência a necessidade de recorrer aos métodos mistos para analisar as práticas docentes e para considerar o processo científico a partir de uma estruturação quadripolar. Finalmente, as relações entre pesquisa e prática são consideradas em razão da formação docente.

Palavras-chave : Pesquisa; Prática; Formação docente; Processo de objetivação científica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons