Services on Demand
Journal
Article
Indicators
Related links
Share
Educação & Sociedade
Print version ISSN 0101-7330On-line version ISSN 1678-4626
Abstract
PAIS, José Machado. Cotidiano e reflexividade. Educ. Soc. [online]. 2007, vol.28, n.98, pp.23-46. ISSN 0101-7330. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302007000100003.
Tomando-se o cotidiano como alavanca metodológica do conhecimento, analisam-se as tensões resultantes do embate entre diferentes tipos de reflexividade. Nomeadamente, quando a reflexividade impositiva (orientada pelo passado) se confronta com a reflexividade transformadora (orientada para o futuro) geram-se situações dilemáticas que fazem com que o cotidiano se assuma cada vez mais como um terreno de negociações, resistências, inovações e, consequentemente, de dilemas. Dilemas banais do cotidiano são analisados como o uso da gravata, os comportamentos sexuais ou as condutas nas filas de trânsito. As conclusões sugerem que a modernidade não deve ser apenas entendida como um empolamento de opções; que a subjectivação não se opõe à socialização; e que a individualização pode gerar uma falsa consciência de libertação.
Keywords : Cotidiano; Identidade; Reflexividade; Modernidade; Socialização.