SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue98Research on the quotidian creates methodologiesIn search of schools within School: for an epistemology of "unwrapped candy" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330On-line version ISSN 1678-4626

Abstract

MACEDO, Regina Coeli Moura de. Imagens e narrativas nos/dos murais: dialogando com os sujeitos da escola. Educ. Soc. [online]. 2007, vol.28, n.98, pp.111-128. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302007000100007.

Percorrendo os espaços da escola, percebemos o fluxo contínuo de imagens que se formam em nosso pensamento, como objeto da nossa imaginação, indissociadas daquelas que vemos materializadas em desenhos, fotografias, gráficos, mapas e textos expostos nos murais a comunicar sentimentos, pensamentos e experiências vividas pelos sujeitos das salas de aula. São inúmeras as possibilidades que temos de criar histórias cujas personagens são esses mesmos sujeitos em suas relações com tudo o que constitui essas salas de aula, inclusive o que está além do limite de suas paredes. Neste texto, percorremos esses espaços/tempos buscando captar imagens que contam um pouco do que são e como se constituem, considerando que as imagens nos informam, formam e muito podem dizer sobre os sujeitos das salas de aula e o que criam no cotidiano. Mesclando imagens e imaginário, são criadas e contadas histórias envolvendo seus sujeitos, percebendo esses espaços. Essas histórias são também histórias sobre nós mesmos.

Keywords : Cotidiano escolar; Imagens; Redes de saberes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License