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Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330On-line version ISSN 1678-4626

Abstract

MOURAO, Lucia C. et al. Análise institucional e educação: reforma curricular nas universidades pública e privada. Educ. Soc. [online]. 2007, vol.28, n.98, pp.181-210. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302007000100010.

O texto aborda uma reflexão sobre certas práticas profissionais realizadas no campo da Educação Universitária, num contexto de transformações curriculares dos cursos de medicina e enfermagem de uma universidade pública - a Universidade Federal Fluminense (UFF), de Niterói (RJ) -, e do curso de nutrição de uma universidade particular - a Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). À luz de alguns conceitos da análise institucional, analisamos certas semelhanças e diferenças entre os dois processos de reforma curricular, nisso considerando também aspectos das nossas trajetórias profissionais. O trabalho foi produzido no âmbito de disciplinas e seminários de análise institucional do curso de pós-graduação em saúde coletiva do Departamento de Medicina Preventiva e Social, da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, ministrados, de 2002 a 2004, sob responsabilidade da última co-autora deste artigo.

Keywords : Análise institucional; Reforma curricular; Ensino de enfermagem; Ensino de medicina; Ensino de nutrição.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

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