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Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330On-line version ISSN 1678-4626

Abstract

ROBERT, André. Ainda é possível falar de escola "à francesa"?Algumas reflexões sobre as políticas educacionais no contexto contemporâneo. Educ. Soc. [online]. 2007, vol.28, n.98, pp.211-230. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302007000100011.

Este artigo estuda como uma organização específica do sistema escolar como a francesa, tomada como exemplo (que deveria ser válido para muitos outros sistemas do mesmo tipo), reage no contexto contemporâneo de pós-modernismo e globalização. A questão central é: está ocorrendo uma dissolução inevitável dos padrões específicos em razão da crise presumida ou existe alguma possibilidade de renascimento sobre uma nova base? Quatro etapas dão ritmo ao texto: a noção de política educacional; a crise da instituição escolar; as "soluções" temporárias; algumas pistas para o futuro.

Keywords : Instituição escolar; Exceção nacional; Crise; Políticas educacionais; Pós-modernismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

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