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Educação & Sociedade

versión On-line ISSN 1678-4626

Resumen

DELLA FONTE, Sandra Soares. Agenda pós-moderna e neopositivismo: antípodas solidários. Educ. Soc. [online]. 2010, vol.31, n.110, pp.35-56. ISSN 1678-4626.  https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000100003.

Este artigo toma como foco duas questões norteadoras: qual o lugar que o pós-estruturalismo e o neopragmatismo ocupam na produção do conhecimento referente aos estudos do currículo? Quais os desdobramentos éticos, políticos e filosóficos dessas orientações teóricas para o campo educacional em geral? Ao tratar dessas indagações, o texto coloca em xeque crenças subscritas quanto a essas duas perspectivas teóricas no campo de estudos do currículo, quais sejam: o pós-estruturalismo e o neopragmatismo colaboraram para a oposição à tradição positivista; fortaleceram a noção de convivência democrática pela defesa da pluralidade e da diferença; enriqueceram a produção do conhecimento acadêmico da educação e a criação de práticas inovadoras de viver o currículo.

Palabras clave : Pesquisa educacional; Currículo; Pós-moderno; Neopositivismo; Ontologia.

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