SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue111Multigenerational families and their personagesThe expansion of privatization and mercantilization of Brazilian higher education: the formation of oligopolies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330

Abstract

CIAVATTA, Maria  and  RUMMERT, Sonia Maria. As implicações políticas e pedagógicas do currículo na educação de jovens e adultos integrada à formação profissional. Educ. Soc. [online]. 2010, vol.31, n.111, pp. 461-480. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302010000200009.

Este artigo, derivado de nossas atividades de pesquisa, visa a apresentar elementos de reflexão que concorram para a construção de propostas curriculares voltadas, especificamente, para a educação de jovens e adultos (eja) que rompam com os parâmetros hoje hegemônicos. Para tanto, inicialmente, abordaremos a eja como expressão das assimetrias de poder existentes entre as classes e grupos sociais. A seguir, serão abordadas especificidades desta modalidade de ensino, com destaque para as experiências de classe que esses alunos trazem como marca e como potencialidade para o espaço educativo. Finalmente, será referida a questão do trabalho, em sua perspectiva ontológica, como eixo articulador das propostas pedagógicas voltadas para os interesses da classe trabalhadora que acorre à escola para complementar sua escolaridade básica.

Keywords : Educação de jovens e adultos trabalhadores; Currículo; Trabalho e educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese