SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue111Supporting the internal improvement of schools: a critical reviewNarratives, identities and political action in post-modernity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330

Abstract

SEMEGHINI-SIQUEIRA, Idméa; BEZERRA, Gema Galgani  and  GUAZZELLI, Tatiana. Estágio supervisionado e práticas de oralidade, leitura e escrita no ensino fundamental. Educ. Soc. [online]. 2010, vol.31, n.111, pp. 563-583. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302010000200014.

Este artigo propõe-se a discorrer sobre o contexto de realização de um projeto de comunicação a distância entre alunos do ensino fundamental (EF) mediada por estagiários e professores. Trata-se de uma modalidade de estágio supervisionado proposto aos alunos de Pedagogia e de Licenciatura na disciplina "Metodologia do Ensino de Português". O objetivo da proposta é motivar o aluno do EF a se apropriar de seu papel de sujeito na interlocução, descobrindo o prazer de ler e escrever e a importância de estar bem instrumentalizado para se comunicar. O projeto consiste numa proposta geral que tem por finalidade desencadear a construção de um projeto específico pelo estagiário, com a colaboração do professor do EF. Envolve, para tanto, um trabalho intenso com a linguagem verbal e com as linguagens não verbais. Ao mesmo tempo, viabiliza-se o intercâmbio entre universidade e escola e caminhos são apontados para a formação inicial e contínua do professor de língua materna.

Keywords : Estágio supervisionado; Interação leitura-escrita; Ensino de língua materna; Formação de professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese