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Educação & Sociedade

versão impressa ISSN 0101-7330

Resumo

KUENZER, Acacia Zeneida. A formação de professores para o Ensino Médio: velhos problemas, novos desafios. Educ. Soc. [online]. 2011, vol.32, n.116, pp. 667-688. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302011000300004.

Este artigo tem como objeto a formação de professores para o ensino médio. Parte do pressuposto de que a formação de professores, à medida que se constitui em estratégia de reprodução do capital, não se separa da esfera da produção, com o que há propostas diferenciadas e desiguais que atendem às diferentes necessidades de formação para o trabalho; em decorrência, reduz-se a autonomia relativa das propostas pedagógicas. A partir desse pressuposto, mostra que o capitalismo forma seus professores primariamente, no âmbito das relações sociais e de produção, e secundariamente, mediante cursos de formação inicial e continuada. Analisa os dados relativos à formação inicial e ao perfil do professor e referencia as políticas, as diretrizes e as propostas do Plano Nacional de Educação para o período de 2011-2020.

Palavras-chave : Formação de professores; Docência no ensino médio; Trabalho docente no capitalismo.

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