SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue116High school teacher training: old problems, new challengesChanges and continuity in Argentine secondary teachers' opinions and attitudes between 2000 and 2010 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330

Abstract

SOUZA MACHADO, Lucilia Regina de. O desafio da formação dos professores para a EPT e PROEJA. Educ. Soc. [online]. 2011, vol.32, n.116, pp.689-704. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302011000300005.

Este artigo analisa o desafio nacional da formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica (ept), um aspecto crítico da expansão que vem se realizando nessa arena educacional e do atendimento das suas novas necessidades e demandas político-pedagógicas. Aborda aspectos históricos dessa formação, analisa dados estatísticos e examina criticamente dispositivos da legislação educacional brasileira. A grande diversidade do professorado da ept, a dialética entre heranças recebidas e necessidades do presente e os novos ideários pedagógicos que esse campo educacional vem produzindo também compõem as categorias analíticas do estudo realizado. Ao final, são apresentados aspectos desse desafio, que o estudo realizado indicou ter caráter de urgência mais evidente.

Keywords : Formação de professores; Educação Profissional e Tecnológica; proeja.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License