SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue116Teaching work in vocational and technological education and in proejaHigh school curriculum in its different modalities: conceptions, proposals and problems author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330

Abstract

NETO, Antônio Cabral  and  CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. Gestão escolar em instituições de ensino médio: entre a gestão democrática e a gerencial. Educ. Soc. [online]. 2011, vol.32, n.116, pp. 745-770. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302011000300008.

A gestão democrática das escolas públicas encontra-se na agenda da política educacional do governo brasileiro, notadamente a partir das últimas décadas do Século XX, e se amplia nos anos iniciais do Século XXI. Essa mesma concepção tem se apresentado como uma demanda dos setores organizados dos educadores que, historicamente, pressionaram o poder público para criar MECanismos de gestão democrática para a administração das unidades escolares. Este artigo se debruça sobre essa temática, com base em resultados de uma pesquisa efetuada em escolas públicas estaduais, do ensino médio, do estado do Rio Grande do Norte, procurando destacar como a gestão escolar se organiza, considerando duas dimensões desse processo: o projeto político-pedagógico e os conselhos escolares. Os resultados do estudo evidenciam a implementação de MECanismos de gestão democrática nas escolas, mas também a presença de MECanismos gerenciais para conduzir as ações da escola.

Keywords : Ensino médio; Participação; Gestão democrática; Gestão gerencial.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese