SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue116Institutional and pedagogical problems to implement the curriculum reform in the technical-professional higher education at the IFSPRelationships between high school and higher education in Brazil: professionalization and privatization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330

Abstract

MORAES, Carmen Sylvia Vidigal  and  ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Ensino médio: possibilidades de avaliação. Educ. Soc. [online]. 2011, vol.32, n.116, pp. 807-838. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302011000300011.

Neste artigo procura-se articular um conjunto de indicadores que permitiriam avaliar o ensino médio, incluindo a modalidade de educação de jovens e adultos. Parte-se de uma série histórica de matrículas no período de 1991 a 2010, com taxas líquidas de matrícula para a população de 15 a 17 anos, por dependências administrativas e turnos. Abarcam-se, também, as taxas de rendimento, especialmente as taxas de aprovação que expressam o sucesso no fluxo escolar. O quadro é completado com os resultados de desempenho no saeb, que se conjugam com as taxas de aprovação para compor o ideb, apresentado pelo MEC como indicador de qualidade da educação básica, o que remete a algumas problematizações sobre a concepção de avaliação e qualidade. Tais indicadores sinalizam os desafios de atendimento dessa etapa da educação básica às vésperas de sua obrigatoriedade, nos marcos do que se denomina democratização do ensino. Detalha-se o PROEJA no escopo de incluir outros elementos para uma avaliação mais abrangente do ensino médio, notadamente em relação à eja e ao mundo do trabalho.

Keywords : Ensino médio; Educação profissional; Educação de adultos; Avaliações nacionais.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese