SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue116High school: evaluation possibilitiesApproaching high-school level boundaries. Differencies and continuities of national designs in the region: the cases of Brazil, Argentina and Chile author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330

Abstract

SILVA JUNIOR, João dos Reis; LUCENA, Carlos  and  FERREIRA, Luciana Rodrigues. As relações entre o ensino médio e a educação superior no Brasil: profissionalização e privatização. Educ. Soc. [online]. 2011, vol.32, n.116, pp.839-856. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302011000300012.

A proposta do artigo é contribuir para o entendimento da mudança que se põe ao ensino médio e sua relação com a educação superior, tendo por hipótese a crescente profissionalização e privatização do campo educacional, ao mesmo tempo a ampliação e consolidação das dualidades: esferas profissional e propedêutica, e, esferas pública e privada. Esta hipótese funda-se na racionalidade que presidiu tal processo de mudança nos meios institucionais para a concretização desta racionalidade na prática educacional cotidiana, bem como na alteração da natureza do trabalho do professor no contexto do trânsito do Regime de Acumulação Monopolista para o Regime de Acumulação Financeira.

Keywords : Acumulação financeira; Reforma do Estado; Universidade pública; Ensino médio.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License