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Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330

Abstract

SASS, Odair. O aluno sob medida: os testes psicológicos e educacionais como tecnologia. Educ. Soc. [online]. 2011, vol.32, n.117, pp. 971-987. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302011000400005.

Discute-se a relação entre a psicologia e a estatística, no campo educacional, procurando evidenciar que tal relação não se esgota com a explicação do progresso científico inexorável; antes, ela é indissociável da realização objetiva da racionalidade tecnológica, característica da sociedade industrial e administrada. Essa perspectiva é explorada por meio da psicotécnica, primeiramente, recorrendo a um momento importante do desenvolvimento da noção de inteligência, exemplificada pela teoria bifatorial de Spearman; depois, por meio da aplicação de testes psicológicos e educacionais, na escola primária brasileira, conforme os educadores Isaias Alves e Lourenço Filho.

Keywords : Psicologia; Estatística; Testes; Tecnologia; Educação.

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