SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue117High school: in search of a pedagogical principleOn pluralism, tolerance and truth: epistemological and ethical dialog for intercultural education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330

Abstract

LEAO, Geraldo; DAYRELL, Juarez Tarcísio  and  REIS, Juliana Batista dos. Juventude, projetos de vida e ensino médio. Educ. Soc. [online]. 2011, vol.32, n.117, pp. 1067-1084. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302011000400010.

O artigo apresenta parte dos resultados de pesquisa desenvolvida com jovens estudantes do ensino médio do estado do Pará. Por meio da metodologia de Grupos de Discussão, a pesquisa abordou a realidade do ensino médio na ótica dos jovens, analisando a relação que eles estabeleciam entre os seus projetos de vida e as contribuições da escola para a sua realização. A investigação revelou grande diversidade de projetos juvenis, evidenciando estratégias elaboradas a partir do contexto social, das idades da vida e de uma determinada postura diante do futuro, expressão de um cenário sociocultural marcado pelas incertezas. Os jovens revelaram que a escola é alvo de muitas expectativas, mas apontaram os seus limites em corresponder às suas demandas.

Keywords : Juventude; Projetos de vida; Ensino médio.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese