SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue117On pluralism, tolerance and truth: epistemological and ethical dialog for intercultural educationInterdisciplinary practices in elementary school: conceptions of teachers and preservice teachers in Quebec author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330

Abstract

SOUZA, Aparecida Neri de  and  LEITE, Marcia de Paula. Condições de trabalho e suas repercussões na saúde dos professores da educação básica no Brasil. Educ. Soc. [online]. 2011, vol.32, n.117, pp. 1105-1121. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302011000400012.

Análise de pesquisas - teses e dissertações - sobre trabalho e saúde de professores da educação básica no Brasil, produzidas no período entre 1997 e 2006, mapeando as principais formas de sofrimento no trabalho a que estão submetidos os docentes. O texto indica que há uma predominância de estudos, sobre saúde mental, construídos a partir do campo da psicologia e das ciências médicas e biológicas. As pesquisas dialogam com referencial teórico metodológico da psicopatologia do trabalho e com estudos, no campo da educação, sobre mal-estar docente. Finalmente, o texto aponta para os limites e perspectivas das pesquisas sobre as condições de trabalho e saúde de professores.

Keywords : Trabalho docente; Condições de trabalho; Saúde de professores; Professores de educação básica.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese