SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue117Working conditions and their impacts on the health of basic education teachers in BrasilHorizons of possibilities of mentoring in Chili: an analysis of the pilot experience from the discursive perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330

Abstract

ARAUJO-OLIVEIRA, Anderson; LENOIR, Yves; MORALES-GOMES, Maria Alejandra  and  MCCONNELL, Anne Catherine. Práticas interdisciplinares no ensino primário: concepções de professores e futuros professores no Québec. Educ. Soc. [online]. 2011, vol.32, n.117, pp. 1125-1145. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302011000400013.

O texto apresenta, numa perspectiva comparativa, os resultados de duas pesquisas que tratam das concepções de professores e futuros professores em relação a suas práticas interdisciplinares, em contexto de aplicação de novos programas curriculares no ensino primário no Québec (Canadá). Para a realização destes estudos, contamos com a participação de 289 futuros professores (oriundos de quatro universidades francófonas do Québec) e de 81 professores da Comissão Escolar da região de Sherbrooke na Província de Québec. Por meio de uma análise estatística descritiva simples e de uma análise de conteúdo das respostas dos participantes a três questionários distintos, identificamos suas principais concepções referentes à noção de interdisciplinaridade e a sua aplicação em sala de aula. Os resultados analisados revelam uma grande proximidade entre o discurso dos professores e dos futuros professores e sugerem, quando comparados a resultados de pesquisas anteriores, uma grande estabilidade temporal destes discursos.

Keywords : Práticas interdisciplinares; Primário; Professores; Futuros professores.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese