SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue118Outline of a social history of first generation of labor sociologists and brazilian employeesThe practice of child labor between beneficiary of "Bolsa-Escola Program" in Belo Horizonte: a study of the socio-demographic determinants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330

Abstract

SEGNINI, Liliana Rolfsen Petrilli. Notas de leitura da obra de Lucie Tanguy: a pesquisa como atividade social e a relação entre ciência e política. Educ. Soc. [online]. 2012, vol.33, n.118, pp. 131-145. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302012000100009.

Destacar duas dimensões analíticas a partir da leitura do último livro de Lucie Tanguy, que nos estimula a refletir sobre nossa sociedade e a sociologia brasileira - da educação e do trabalho -, mesmo considerando as dessemelhanças e diferenças de nossas trajetórias históricas. Refiro-me à pesquisa como atividade social e às relações entre ciência e política. Recuperar as formas de poluição e domesticação da sociologia (Florestan Fernandes), especialmente do trabalho e da educação, é uma das tarefas que nos é imposta por meio da leitura do livro de Lucie Tanguy. Para nós, a história da sociologia permanece, ainda muito frequentemente, como uma história dos autores, temas e teorias gerais. Lucie Tanguy foi além, buscou compreender as fontes nos arquivos que informavam as relações de poder - econômicas e sociais - na constituição de uma disciplina e as trajetórias acadêmicas de seus pesquisadores. Ela "levantou o véu" da produção do conhecimento, procurando sua importância na relação entre educação (formação) e trabalho (produtividade).

Keywords : modernização; produção do conhecimento; sociologia; atividade social; relações entre ciência e política.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese