SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue118The practice of child labor between beneficiary of "Bolsa-Escola Program" in Belo Horizonte: a study of the socio-demographic determinantsEspinosa and the ethical radicalization in public education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330

Abstract

GOMES, Alfredo Macedo  and  MORAES, Karine Numes de. Educação superior no Brasil contemporâneo: transição para um sistema de massa. Educ. Soc. [online]. 2012, vol.33, n.118, pp. 171-190. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302012000100011.

O estudo analisa o processo de expansão da educação superior no Brasil nas últimas três décadas, com especial atenção para o período que cobre os governos Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio Lula da Silva. Examinam-se as seguintes questões: podemos afirmar que o Brasil contemporâneo produziu um sistema de massa? Se sim, como e por meio de que políticas têm se processado a mudança para o sistema de educação superior de massa? Para analisar tal problemática nos apoiamos principalmente na perspectiva teórica desenvolvida por Trow e nos dados estatísticos gerados pelo Censo da Educação Superior e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A principal linha de argumentação gira em torno da transformação da educação superior em "sistema de massa", indicando fases de crescimento, características predominantes e por meio de quais políticas tem se processado a transição do sistema de elite para o sistema de educação superior de massa.

Keywords : educação superior; sistema de elite; sistema de massa; Brasil.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese