SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue118Espinosa and the ethical radicalization in public educationCultural identity and individual formation: Germany in 19th century and the foundation of modern pedagogy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330

Abstract

SANTI, Angela Medeiros. Walter Benjamin: tempo de escola - tempo de agora. Prolegômenos para uma educação para dias feriados. Educ. Soc. [online]. 2012, vol.33, n.118, pp. 205-216. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302012000100013.

O propósito deste artigo é relacionar o pensamento de Walter Benjamin com o universo da educação e da infância, através da noção de tempo. A infância, para Benjamin, representa a suspensão do tempo vazio e linear, em favor de um tempo "artístico", um tempo de "dias feriados". A educação, em sua forma tradicional, trabalha com a formação da criança para o tempo linear, mas a infância, em sua potência revolucionária, é a suspensão do tempo como repetição mecânica, em favor de um tempo artístico, um "tempo de agora". Com base na constelação conceitual construída por Benjamin, pretendemos pensar uma agenda voltada para o futuro da educação, onde a escola deve, então, voltar seus investimentos para o tempo intensivo, o das surpresas, o dos cortes, o do inusitado. O artigo aponta para a educação pensada como experiência de outra temporalidade - aquela que se faz num encontro intensivo entre coisas e pessoas, livre e aberto para o inédito, aberto para o radical e para o agora.

Keywords : futuro da educação; Walter Benjamin; infância; tempo de agora.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese