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A valorização dos profissionais da educação básica no contexto das relações federativas brasileiras

The appreciation of basic education professionals within the context of Brazilian federative relations

La valorisation des professionels de l'éducation de base dans le contexte des relations fédératives brésiliennes

Verifica-se, por meio de instrumentos jurídico-legais, a valorização dos profissionais da educação básica diante da implantação do Fundeb e do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) no contexto das relações federativas brasileiras. Procedeu-se à pesquisa documental e revisou-se a literatura concernente. Constata-se que, no âmbito das relações federativas brasileiras, as políticas educacionais poderiam contribuir para o desenho da coordenação federativa, à medida que tais políticas poderiam expressar, por um lado, indícios de colaboração federativa no que tange à redução das desigualdades sociais. Por outro lado, o exercício do poder local ainda se apresenta, muitas vezes, como empecilho à coordenação federativa por meio da política educacional, o que determinaria o forte poder indutor da União frente, entre outras situações, à implantação do PSPN.

Política educacional; Relações federativas brasileiras; Fundeb; Piso Salarial Profissional Nacional


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