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Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330

Abstract

BRANCO, Maria Luísa. A educação progressiva como alternativa: as vozes dos educadores. Educ. Soc. [online]. 2014, vol.35, n.127, pp.475-489. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302014000200008.

A partir de um estudo conduzido mediante a realização de entrevistas semiestruturadas a seis educadoras que trabalham ou trabalharam em escolas progressivas na cidade de Nova Iorque, exploraremos neste texto algumas das propostas que fazem da educação progressiva uma alternativa credível para a implementação de uma educação democrática, em oposição ao atual quadro neoliberal vigente nos Estados Unidos da América. Com base no tratamento das entrevistas feita com recurso a uma análise temática, é possível concluir que a educação progressiva se baseia na organização de uma aprendizagem integral que tem em conta a realidade dos alunos e que fortalece a partilha de conhecimentos e responsabilidades, favorecendo a aquisição de uma visão crítica e da capacidade de intervir no meio envolvente.

Keywords : Educação progressiva; Educação democrática; Justiça social; Prestação de contas.

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