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Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330

Abstract

VISEU, Sofia. Modos de regulação institucional da investigação educacional: o caso do instituto de inovação educacional. Educ. Soc. [online]. 2014, vol.35, n.127, pp.491-508. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302014000200009.

Este artigo apresenta um estudo empírico ilustrativo da evolução dos modos de regulação das políticas públicas de ciência, atualmente marcadas pelo progressivo aumento do controlo externo da atividade científica. Centrando-se na ação de um instituto público que operou em Portugal entre 1989 e 2001, o estudo analisa modos de regulação institucional, i.e., como o Estado procurou orientar e influenciar a investigação educacional através de uma estrutura vocacionada para a produção de conhecimento útil à decisão política. Para além destes modos de regulação, o estudo identificou outros, resultantes da forma como essas orientações foram apropriadas pelos investigadores e reinterpretadas pelos decisores políticos, dando conta da complexidade das políticas públicas de ciência.

Keywords : Pesquisa; Regulação; Instituto de Inovação Educacional.

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