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Inclusão e segmentação social no Ensino Superior público no Estado de São Paulo (1990-2012)

Social inclusion and segmentation in public Higher Education in the State of São Paulo, Brazil (1990-2012)

Inclusion et Segmentation dans l'enseignement supérieur public dans l'État de São Paulo, Brésil (1990-2012)

Quais os efeitos da expansão de vagas e das ações afirmativas sobre a inclusão social nas universidades públicas? Ao analisar as características sociais dos estudantes que ingressaram em quatro universidades paulistas - USP, Unicamp, Unifesp, UFABC - no ano de 2012, esse artigo mostra que elas receberam um número significativo de jovens oriundos de famílias com menor renda e sem diploma de ensino superior. O formato institucional da expansão fez com que esses jovens continuassem a ser dirigidos para os cursos menos prestigiados, impulsionando forte segmentação interna. A UFABC é exceção. Ela recebeu um número maior de estudantes oriundos de famílias de renda mais alta, mas sem diplomas de ensino superior e parece ter adiado a segmentação social com a adoção dos Bacharelados Integrados.

Educação superior; Inclusão social; Segmentação social; Desigualdades educacionais.


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