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Gestão Estratégica de Sistemas de Educação a Distância no Brasil e em Portugal: a propósito da flexibilidade educacional

Strategic Management of Distance Education Systems in Brazil and Portugal: about the educational flexibility

Gestion stratégique de systèmes d'enseignement à distance au Brésil et au Portugal: sur la flexibilité pédagogique

RESUMO:

O texto apresenta reflexões sobre os princípios da flexibilidade educacional e sua repercussão na qualidade de propostas de ensino-aprendizagem da Educação a Distância (EaD). No trabalho, o Grupo Horizonte analisa o espaço , o tempo e a organização curricular como elementos fundantes da flexibilidade. Sendo qualiquantitativa, a pesquisa usou entrevistas semiestruturadas e questionários virtuais na coleta de dados. Estruturou-se uma matriz comparativa das experiências de EaD portuguesas e brasileiras para buscar estratégias de flexibilidade pedagógica bem-sucedidas em modelos lusos que enriquecessem a EaD brasileira. Observamos que experiências de EaD portuguesas e brasileiras ainda buscam maior maleabilidade pedagógica. Anseiam por mais conhecimentos sobre a flexibilidade pedagógica: onde (espaço), quando (tempo) e como (organização curricular) ocorre o ensino-aprendizagem na cibercultura.

Palavras-chave :
Flexibilidade educacional; Espaço; Tempo; Currículo; Tecnologias digitais.

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