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Educação em direitos humanos: o currículo entre o relativismo e o universalismo

Education in human rights: the curriculum between relativism and universalism

L'éducation aux droits de l'homme: le curriculum entre le relativisme e l'universalisme

RESUMO:

O objetivo deste trabalho é apresentar uma reflexão acerca dos paradoxos que envolvem a ideia de universalidade e de particularidade tanto no campo dos Direitos Humanos quanto no campo curricular. Consequentemente, procuraremos esclarecer em que medida os embates entre os enfoques relativistas e universalistas do currículo e dos Direitos Humanos se colocam como impeditivos para a consolidação de uma Educação em Direitos Humanos. Para tanto, recuperaremos o debate em torno das questões da diversidade e do currículo que visa, sobretudo, contestar a racionalidade moderna e suas pretensões universalistas. E, ainda, recuperaremos as contradições que pautam a relação entre a universalidade dos Direitos Humanos e a diversidade dos sujeitos para os quais estes se direcionam.

Palavras-Chave:
Currículo; Educação em Direitos Humanos; Relativismo; Universalismo

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