Acessibilidade / Reportar erro

DESAFIOS URBANOS À DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO ÀS OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS NAS METRÓPOLES BRASILEIRAS* * *Agradecemos a colaboração de Marcelo Gomes Ribeiro (IPPUR/UFRJ) para a discussão e elaboração dos gráficos que apresentam a relação entre as dimensões do Índice de bem-estar urbano e as tipologias sócio-ocupacionais.

Urban challenges to educational opportunities access in Brazilian Metropolis

Défis urbains à la démocratisation de l'accès aux opportunités éducationnelles dans les villes brésiliennes

RESUMO:

O presente artigo sistematiza o progresso da pesquisa sobre os padrões de organização social do território das metrópoles brasileiras e seus impactos nos mecanismos de reprodução das desigualdades educacionais entre crianças e jovens. Ele tem como base os resultados de um grande número de investigações empíricas realizadas pelo grupo de pesquisa multidisciplinar "Educação e Cidade", integrante do Instituto Nacional de Pesquisa e Tecnologia (INCT) - "Observatório das Metrópoles" - CNPq/FAPERJ. Além de apresentar o estado da arte sobre o conhecimento referente à relação entre os processos de segmentação e segregação residencial e as desigualdades de acesso à estrutura de oportunidades educacionais, o artigo também propõe a reflexão sobre a necessidade da consideração do território urbano como dimensão transversal das políticas de educação e da cidade.

Palavras-chave:
Regiões metropolitanas; Segregação residencial; Desigualdades urbanas; Desigualdades educacionais

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br