SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue134Determinants of academic performance at primary school in Brazil: a multifactorial analysisConsiderations around Rousseau's political pedagogical project author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330On-line version ISSN 1678-4626

Abstract

SALGADO JUNIOR, Alexandre Pereira; NOVI, Juliana Chiaretti  and  FERREIRA, Jonas. PRÁTICAS ESCOLARES E DESEMPENHO DOS ALUNOS: USO DAS ABORDAGENS QUANTITATIVA E QUALITATIVA. Educ. Soc. [online]. 2016, vol.37, n.134, pp.217-243. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/ES0101-73302016129370.

O objetivo do artigo foi inter-relacionar as práticas administrativas e pedagógicas identificadas em escolas municipais do ensino fundamental que possam contribuir para o desempenho dos alunos na Prova Brasil. Para tanto, foi aplicada uma metodologia na qual são utilizadas as abordagens qualitativa e quantitativa de forma integrada e colaborativa para se estudar a eficiência escolar. Primeiramente, é aplicada a Análise Envoltória de Dados, que, por seu caráter quantitativo, classifica as escolas em eficientes e ineficientes em relação ao grupo estudado. Na segunda etapa, qualitativa, são realizados estudos de múltiplos casos nessas escolas, visando compreender seus processos internos. Espera-se, com os resultados, poder contribuir para o alinhamento das práticas que visem auxiliar no desempenho dos alunos, na gestão escolar e, sobretudo, proporcionar melhorias na qualidade da educação.

Keywords : Práticas administrativas e pedagógicas; Ensino fundamental; Prova Brasil; Desempenho de alunos; Eficiência em educação.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )