Acessibilidade / Reportar erro

A ENTRONIZAÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM

The enthronement of religious education in the National Common Curriculum Base

L' intronisation de l'enseignement religieux dans la Base Nationale du Curriculum Commun

RESUMO:

Este artigo analisa a proposta da disciplina ensino religioso na Base Nacional Curricular Comum para o Ensino Fundamental como elemento de política pública, segundo dois pontos de vista: o do processo de sua produção e o do produto. A produção dessa política foi analisada a partir dos agentes que a propuseram, particularmente da ONG Fórum Nacional Permanente para o Ensino Religioso-(FONAPER), um grupo social de interesse constituído pelo segmento católico do campo religioso. O produto foi analisado a partir do cotejo da proposta curricular com a concepção da escola laica enunciada no Observatório da Laicidade na Educação (OLEOBSERVATÓRIO DA LAICIDADE NA EDUCAÇÃO (OLE´). O que é a escola pública laica? Disponível em: <http://www.edulaica.net.br/artigo/28/conceitos/o-que-e-a-escola-publica-laica/>{s.d.}
http://www.edulaica.net.br/artigo/28/con...
). O artigo conclui que não há justificativa pedagógica legítima para o ensino religioso no currículo da escola pública.

Palavras-chave:
Educação pública; Educação religiosa; Política educacional; Educação laica

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br