Acessibilidade / Reportar erro

SOCIALIZAÇÃO POLÍTICA E POLITIZAÇÃO ENTRE FAMÍLIAS DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TETO* * O artigo se baseia em dados coletados na pesquisa de doutoramento de Hamilton H. de Carvalho-Silva, intitulada Educação e práticas políticas entre mulheres militantes: o caso do MTST (CAPES), sob orientação da Prof.a Kimi Tomizaki, e no âmbito do projeto de extensão “A dimensão educativa da luta pela moradia”, coordenado pela Prof.ª Kimi Tomizaki e sediado no Condomínio João Cândido/Taboão da Serra/SP (financiamento Pró-reitorias de Extensão e Graduação da USP).

Political socialization and politicization between families of the Homeless Workers Movement (MTST)

Socialisation politique et politisation parmi les familles du Mouvement des Sans- Toit (MTST)

RESUMO:

Este artigo analisa os processos de socialização política e politização vivenciados por famílias engajadas no MTST com ênfase sobre o papel da família na aquisição de valores; a ressignificação de valores e atitudes em função de determinadas experiências individuais e/ou conjunturas econômicas e políticas, e os processos de ressocialização vivenciados no engajamento político. Os dados foram coletados por meio de entrevistas de caráter biográfico, observações e conversas informais, e indicam que os entrevistados realizaram, ao longo de suas trajetórias, “negociações” e “acomodações” entre os valores familiares e aqueles adquiridos na militância, o que resulta em um quadro que integra valores das classes populares e alguns princípios do ideário socialista.

Palavras-chave:
Socialização; Socialização política; Politização; Classes populares; Movimento dos Trabalhadores sem Teto

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br