Acessibilidade / Reportar erro

A SOCIALIZAÇÃO POLÍTICA DOS ESTUDANTES NO PLURAL* * *O presente artigo é produto de uma investigação intitulada “Individuação e reconhecimento: processos de socialização política na incerteza dos itinerários escolares”, desenvolvida entre 2009 e 2013, ao abrigo de uma Bolsa de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, de Portugal.

The political socialization of students in the plural

La socialisation politique des lycéens au pluriel

RESUMO:

No âmbito da socialização política e moral, estudos recentes têm vindo a descentrar-se da problemática da integração e a interessar-se pelas diferentes formas de fazer emergir o comum, segundo as diferentes gramáticas políticas e a partir da variabilidade dos contextos. Com o objetivo de conhecer o modo como os estudantes do ensino médio público português contribuem para fazer emergir o comum sob os constrangimentos da instituição escolar, aplicamos um questionário por cenários a 725 estudantes de 3 escolas da Grande Lisboa. Os resultados da análise sugerem que os estudantes mobilizam diferentes gramáticas políticas em situação, mostrando envolvimentos qualitativamente contrastados. Os resultados mostram ainda a grande vulnerabilidade dos estudantes nessas situações e os seus efeitos.

Palavras-chave:
Socialização política; Estudantes; Questionário por cenários; Vulnerabilidade; Grande Lisboa

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br