Acessibilidade / Reportar erro

POLÍTICAS DE JUVENTUDES: HISTÓRIAS DE VIDA, EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA* * *Artigo resultante de pesquisa de doutoramento desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE na Linha de Pesquisa Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação durante os anos de 2011 e 2015.

Youth policy: life stories, education and resistance

Politiques de la jeunesse: histoires de vie, education et résistance

RESUMO:

Este artigo tem como objetivo identificar experiências vivenciadas por jovens que, de alguma forma, caracterizam-se como de re(x)istência aos processos de normalização oriundos das políticas governamentais. Optamos, como estratégia de pesquisa, reconstruir as histórias de vida de dois jovens paraibanos. Para tanto, apoiamo-nos fundamentalmente em ferramentas foucaultianas, a fim de compreender melhor nosso objeto de pesquisa. Nossos achados apontam que os jovens têm construído tanto modos de vida que estão capturados pelos processos de normalização, como também demonstram, em certa medida, experiências de singularização ou de re(x)istência.

Palavras-chave:
Políticas de juventudes; História de vida; Resistência

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br