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Educação & Sociedade

versão impressa ISSN 0101-7330versão On-line ISSN 1678-4626

Resumo

SOUZA, Maria Celeste Fernandes; NONATO, Eunice Maria Nazareth  e  BICALHO, Maria Gabriela Parenti. LÓGICAS DE EXCLUSÃO/INCLUSÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS NO CONTEXTO PRISIONAL FEMININO. Educ. Soc. [online]. 2017, vol.38, n.138, pp.45-61.  Epub 05-Jan-2017. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302016158634.

O artigo discute a educação escolar em instituições prisionais exclusivamente femininas e apresenta resultados de um estudo que analisou as experiências educacionais de mulheres em situação de aprisionamento em quatro instituições de Minas Gerais. O material empírico foi produzido por meio de um formulário com dados sobre o perfil socioeconômico respondido por 196 mulheres; entrevistas com os responsáveis pela oferta educativa; análise dos projetos pedagógicos; e entrevistas com 11 mulheres. Os dados foram analisados com o aporte teórico da discussão das categorias exclusão/inclusão e revelam processos interdependentes desse binômio que antecedem e configuram a situação de privação de liberdade, ao mesmo tempo em que forjam expectativas futuras.

Palavras-chave : Educação escolar; Prisão; Gênero; Exclusão/inclusão.

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