SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número138Inclusion as a process for the education: experience of all kids included in a Cuban university educator’sUM CAPÍTULO DA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO E DA PROFISSÃO DOCENTE NO BRASIL: O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL E SUA HISTORIOGRAFIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educação & Sociedade

versão impressa ISSN 0101-7330versão On-line ISSN 1678-4626

Resumo

PEREIRA, Carlos Eduardo Candido; BIZELLI, José Luís  e  LEITE, Lúcia Pereira. ORGANIZAÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: INCLUSÃO E AMBIENTE DE TRABALHO. Educ. Soc. [online]. 2017, vol.38, n.138, pp.99-115. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302017151511.

Pessoas com deficiência ingressam no mercado de trabalho para realizar atividades produtivas e construir sua independência. O avanço da legislação não impede dificuldades de ingresso e permanência nas organizações laborais. Nesta investigação, o campo escolhido foi uma universidade pública. Os participantes foram servidores técnico-administrativos e docentes com deficiência, que opinaram sobre a sua experiência de ingresso e as condições de trabalho que lhe foram oferecidas na instituição. As análises revelam o despreparo da organização no momento de receber o trabalhador; o preconceito e a discriminação no trato com colegas e chefias e a indiferença à lei. Apesar das condições materiais existentes, há uma valorização e motivação dos servidores para ter acesso ao emprego.

Palavras-chave : Inclusão; Ensino Superior; Mercado de trabalho.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )