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Educação & Sociedade

versão impressa ISSN 0101-7330versão On-line ISSN 1678-4626

Resumo

RIBEIRO, Marcelo Gomes. DESIGUALDADES DE RENDA: A ESCOLARIDADE EM QUESTÃO. Educ. Soc. [online]. 2017, vol.38, n.138, pp.169-188.  Epub 12-Dez-2016. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302016154254.

O trabalho objetiva discutir o efeito da escolaridade sobre as desigualdades de renda em duas metrópoles brasileiras, Rio de Janeiro e São Paulo, contrastando dois modelos analíticos: o modelo referente à teoria do capital humano e o modelo overeducation, required education e undereducation (ORU). Esse contraste procura apresentar evidências empíricas de que a escolaridade exigida pela ocupação é mais relevante do que a escolaridade do indivíduo. Porém, tanto numa situação como noutra, o efeito da escolaridade sofre alteração a depender da conjuntura do mercado de trabalho: numa situação de elevada taxa de desemprego, o efeito da escolaridade é mais elevado; o contrário se evidencia quando a taxa de desemprego é mais reduzida. Foram utilizados os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, de 2002, 2007 e 2013.

Palavras-chave : Escolaridade dos indivíduos; Escolaridade requerida; Sobre-educação; Subeducação; Mercado de trabalho.

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