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Educação & Sociedade

versão impressa ISSN 0101-7330versão On-line ISSN 1678-4626

Resumo

VOSGERAU, Dilmeire Sant'Anna Ramos; ORLANDO, Evelyn de Almeida  e  MEYER, Patricia. PRODUTIVISMO ACADÊMICO E SUAS REPERCUSSÕES NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS. Educ. Soc. [online]. 2017, vol.38, n.138, pp.231-247.  Epub 05-Jan-2017. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302016163514.

Entre as distintas dimensões do trabalho docente, a pesquisa é uma das mais prestigiadas. É a partir dela que universidades e profissionais são avaliados em sua qualidade e produtividade. O texto analisa quatro documentos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), visando discutir o impacto da lógica do produtivismo acadêmico no desenvolvimento profissional docente a partir da compreensão do professor como intelectual. Embora seja objetivo da Capes a formação de recursos humanos qualificados para a docência em grau superior, as suas estratégias de avaliação, ao privilegiar a quantidade de publicações, provocam consequências não somente com relação à pertinência da produção científica, mas também à manutenção da insuficiente formação didático-pedagógica de professores atuantes na graduação.

Palavras-chave : Ensino Superior; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior; Trabalho intelectual; Professor universitário; Desenvolvimento profissional.

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