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BANALIZAÇÃO DA FRAUDE ACADÊMICA: REFLEXÕES À LUZ DA TEORIA DA SEMICULTURA DE ADORNO* * *Artigo resultado do projeto de pesquisa "PIVIC - 2S/2015 - Banalização da Fraude Acadêmica: Reflexões à Luz da Teoria da Semicultura de Adorno", financiado pelo PROPP/UFOP.

Trivialization of academic fraud: Reflections in the light of the theory of Adorno's semiculture

La banalisation de la fraude académique : réflexions à la lumière de la théorie de la semi-culture de Adorno

Resumo:

A banalização da fraude no ambiente acadêmico impõe severos problemas à formação dos indivíduos. Este estudo fez uso da teoria crítica relacionada à educação. Adorno analisou o problema da semiformação na sociedade capitalista, em que a educação se tornou mais uma mercadoria a ser entregue a seus consumidores. O objetivo deste artigo foi propor a reflexão crítica sobre os reais sentidos da persistência da fraude nas universidades. Portanto, a fraude acadêmica destaca-se como uma evidência de que há algo errado com a educação fornecida pelas universidades. Somente uma mudança pedagógica pode transformar o caminho da educação inserida na sociedade capitalista. O resgate do potencial emancipatório da educação é fundamental para que a sociedade possa formar pessoas críticas e autônomas.

Palavras-chave:
Fraude acadêmica; Semicultura; Adorno; Educação

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