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O ENSINO MÉDIO E AS COMPARAÇÕES INTERNACIONAIS: BRASIL, INGLATERRA E FINLÂNDIA * *O artigo constitui desdobramento dos projetos de pesquisas: “Educação, Trabalho e Gênero. Políticas de formação profissional e de educação de adultos trabalhadores, na França e no Brasil: uma perspectiva comparada. Projeto de pós-doutorado, 2004 (Projeto FAPESP: 2003/12616-4); “Educação de Adultos Trabalhadores: metodologias de ensino-aprendizagem, itinerários formativos e capacitação de professores” (Coordenadora) - 2002-2006 (Projeto Fapesp: 2000-13988-4

High School and international comparisons: Brazil, England, and Finland

L’Enseignement Secondaire et les comparaisons internacionales : le Brésil, l’Angleterre et la Finlande

RESUMO:

Diante das reformas da educação básica no Brasil, em particular no ensino médio, a análise comparativa com o sistema educacional de outros países pode servir como base para compreender os “baixos níveis de aprendizagem” no Brasil, mensurados pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) de 2015. O texto propõe examinar, especificamente, a universalização e a obrigatoriedade da educação básica e as condições estruturais da educação considerada bem-sucedida em países como Inglaterra e Finlândia. A análise foi realizada com base em fontes primárias e secundárias.

Palavras-chave:
Ensino Médio; Educação comparada; Avaliação corporativa

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