Acessibilidade / Reportar erro

RELAÇÕES DE GÊNERO EM CATÁLOGOS DE BRINQUEDOS: (CONTRA)INDICAÇÕES PARA O BRINCAR* * Este artigo é resultante do projeto de pesquisa do Mestrado em Ciências Sociais da UFSM, defendido em agosto de 2015, intitulado “Retratos de relações de gênero em catálogos de brinquedos”, apoiado pela CAPES.

Gender relations in toys catalogs: (contra)indications to play

Les relations de genre dans les catalogues de jouets: (contre)-indications à jouer

RESUMO:

Este artigo buscou discutir as relações de gênero retratadas nos catálogos de brinquedos de uma Empresa X, localizada na Região Sul do Brasil, no período de 2009 a 2015. A partir de uma análise das imagens apresentadas nos catálogos, foram constatadas mudanças e permanências na produção e oferta de brinquedos. Inicialmente direcionados para meninas ou meninos, os brinquedos ofertados demarcavam limites para o feminino e para o masculino. Quando todos os brinquedos passaram a ser indicados para elas e para eles, um binarismo camuflado foi mantido e a problemática das cores entrou em cena. Diante desse cenário, considera-se que, em meio às transformações já ocorridas nas relações de gênero, a produção e a oferta de brinquedos também vêm se modificando, porém, a passos lentos.

Palavras-chave:
Brinquedos; Relações de gênero; Crianças

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br