Acessibilidade / Reportar erro

O DIÁLOGO INTERCULTURAL ENTRE FREIRE & DEWEY: O SUL E O NORTE NAS MATRIZES (PÓS)-COLONIAIS DAS AMÉRICAS* * Projecto de Pesquisa: GLOCADEMICS, financiado por Marie Curie Actions, Comissão Europeia, European Union’s Seventh Framework Programme (FP7/2007-2013) under REA grant agrément n° 625396.

Intercultural dialogue between Freire and Dewey: The south and the north in the (post)colonial matrices of the americas

Le dialogue interculturel entre Freire et Dewey: Le Sud et le Nord dans les matrices (post)coloniales des Amériques

RESUMO:

Este artigo empreende uma análise intercultural dos textos de Paulo Freire e John Dewey, tendo em conta os seus contextos culturais e epistemológicos, no enquadramento de duas matrizes (pós)-coloniais distintas, que constituíram os cenários intelectuais e as bagagens sócio-históricas das obras desses autores. Procura, assim, acrescentar uma perspectiva intercultural e pós-colonial sobre os seus fundamentos filosóficos e epistemológicos aos estudos comparativos das suas obras que se têm concentrado apenas nos seus axiomas em relação à educação e à pedagogia como se constituíssem universais culturais e epistemológicos. Desse modo, tenciona recuperar os seus legados teórico-práticos para as pedagogias interculturais de uma educação para a cidadania nas sociedades cosmopolitas contemporâneas.

Palavras-chave:
Freire; Dewey; Interculturalidade; Pós-colonialismo; Educação para a cidadania

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br