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MORTALIDADE E EDUCAÇÃO: UMA LEITURA ÀS AVESSAS DAS REFLEXÕES DE HANNAH ARENDT SOBRE A EDUCAÇÃO * * Este artigo está vinculado à pesquisa “A relevância da narrativa para a educação ética”, coordenada pela autora.

Mortality and education: an inverted reading of Hannah Arendt’s reflections on education

Mortalité et éducation: une lecture inversée des réflexions de Hannah Arendt sur l’éducation

RESUMO:

Neste artigo discuto a relevância do conceito de mortalidade nas reflexões de Hannah Arendt acerca da educação. A própria autora afirma que a essência da educação é a natalidade, o fato de que novos seres humanos nascem em um mundo mais velho. Destaco, porém, que a atividade educativa tem em seu centro a preocupação com a mortalidade, pois, ao transmitir o legado do mundo, visa contribuir para a potencial imortalidade deste lugar ameaçado pelo esquecimento. Assim, a educação constitui um espaço privilegiado para estabelecer uma relação com o passado, que pode ser, ao mesmo tempo, harmoniosa e conflitante, mas que alimenta a resistência a uma sociedade cada vez mais restrita a preocupações imediatas.

Palavras-chave:
Educação; Hannah Arendt; Mortalidade; Natalidade; Passado

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