SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue144Citizens consultations on educational reforms: participation from CSOs of Ecuador and Mexico author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330On-line version ISSN 1678-4626

Abstract

SIGAHI, Tiago Fonseca Albuquerque Cavalcanti  and  SALTORATO, Patrícia. A EMERGÊNCIA DA UNIVERSIDADE OPERACIONAL: REDES, LIQUIDEZ E CAPITALISMO ACADÊMICO. Educ. Soc. [online]. 2018, vol.39, n.144, pp.522-546.  Epub Sep 13, 2018. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302018187694.

Este artigo explora como novas formas de capital e de organização da vida humana têm contribuído para a construção de um cenário fértil para a consolidação de uma universidade operacional, competitiva e heterônoma dentro do contexto do capitalismo acadêmico. Para isso, realizou-se, inicialmente, um paralelo entre o “novo espírito do capitalismo” de Boltanski e Chiapello, a “sociedade em rede” de Castells e a “modernidade líquida” de Bauman, explorando questões relacionadas ao esfacelamento das relações humanas e de trabalho. Tendo como pano de fundo as questões levantadas por esses autores, buscou-se entender as consequências dessas transformações para a universidade, retratando a Universidade Operacional como uma expressão de uma sociedade líquida-reticular. Por fim, buscou-se analisar tais mudanças sob a perspectiva da teoria do capitalismo acadêmico, explorando suas origens e expressões contemporâneas no Brasil; assim como as maneiras pelas quais uma rede de atores internos e externos à universidade têm se engajado no processo de redefinição das fronteiras entre o público e o privado. Espera-se que este estudo possa contribuir para o avanço acerca do entendimento da situação atual da educação superior brasileira subsidiando o de(com)bate sobre a desconfiguração da universidade aprofundada no contexto do capitalismo acadêmico.

Keywords : Capitalismo acadêmico; Universidade Operacional; Novo espírito do capitalismo; Sociedade em rede; Modernidade líquida.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )