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O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO POR RESULTADOS* * Artigo derivado do Projeto de Pesquisa Ensino Médio Integral/Integrado e/ou em Jornada Ampliada no contexto da Avaliação por Resultados: os Desafios para o Trabalho Docente, apoiado pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNPq), chamada universal nº 14/2013.

Integrated high school in the context of evaluation by results

Éducation secondaire intégrée dans le contexte de l’évaluation par résultats

RESUMO:

Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa que teve como objetivo geral refletir sobre a relação entre as políticas de avaliação por resultados e a implementação da proposta curricular do ensino médio integrado. Como metodologia, analisamos documentos e entrevistas realizadas com docentes e gestores das redes federal e estadual de Pernambuco, com base nas categorias gerais do materialismo histórico-dialético. Concluímos que os resultados das avaliações externas são a referência de qualidade das políticas educacionais na atualidade, pressionando o ensino médio integrado por meio da ênfase em escores e ranqueamentos e norteando a organização dos currículos de maneira a ampliar os problemas da dualidade entre a formação propedêutica e a formação técnico-profissional.

Palavras-chave:
Ensino médio integrado; Avaliação por resultados; Ensino médio; Educação profissional

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