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Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330On-line version ISSN 1678-4626

Abstract

FARENZENA, Nalú; GIL, Juca; MACHADO, Maria Goreti Farias  and  MOSNA, Rosa Maria Pinheiro. POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NA ARGENTINA, NO URUGUAI E NO BRASIL (1990-2014). Educ. Soc. [online]. 2018, vol.39, n.144, pp.600-617.  Epub Sep 06, 2018. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302018191934.

São analisadas políticas de financiamento da educação da Argentina, do Brasil e do Uruguai, abrangendo comparação entre os países e entre um período de governos progressistas (2003-2014) e a década de 1990, quando foram implementadas políticas de corte neoliberal. As políticas são enfocadas em três dimensões - responsabilidades governamentais, gasto público e distribuição de recursos entre governos -, sendo pontuadas situações de manutenção ou redefinição. Evidenciaram-se, em termos gerais, redefinições parciais, bem como a forte influência das formas de Estado e de organização da educação dos países no financiamento da educação.

Keywords : Financiamento da educação; Educação comparada; Educação no Brasil; Educação na Argentina; Educação no Uruguai.

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