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DA “INSTRUÇÃO PARA CHINAS” AOS TALENTOS BILÍNGUES: EVOLUÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA EM MACAU* 1 . Ainda assim, são de destacar os estudos de Barata (1997), Rodrigues (1998) e Grosso (2007). Esses trabalhos têm por objeto de análise a língua portuguesa e a problemática do seu ensino como língua estrangeira.

From “instruction for Chinese” to bilingual talents: evolution of public policies of Portuguese language teaching in Macao

De “l’instruction pour le chinois” aux talents bilingues : évolution des politiques publiques de l’enseignement de la Langue Portugaise à Macao

RESUMO:

Inscrito nos estudos sobre políticas educativas que recorrem à teoria da regulação social, este artigo apresenta uma pesquisa empírica sobre a evolução das políticas públicas do ensino da língua portuguesa em Macau desde o período da administração portuguesa até à atualidade. Por meio de pesquisa arquivística e de entrevista com um alto responsável pela educação da Região Administrativa Especial de Macau, os dados evidenciaram uma intensificação e diversificação dos modos de regulação institucional e de controlo, associada às alterações do estatuto político e administrativo do território. Simultaneamente, a pesquisa revelou que essa evolução sinaliza tendências presentes nas alterações dos modos de regulação em curso noutros contextos geográficos.

Palavras-chave:
Políticas públicas do ensino da língua portuguesa; Regulação institucional e de controlo; Região Administrativa Especial de Macau

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